11 janeiro, 2014

Resenha - Um Porto Seguro

Título: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Como eu não gosto nenhum pouco dos romances de Nicholas não é? Na verdade eu os amo" Aqui vai mais um dos dele. Um Porto Seguro é mais um daqueles romances para fazer você chorar, sofrer, sorrir e se apaixonar pelos personagens.



O livro conta a história de uma mulher chamada Katie aparece do nada em uma cidadezinha pequena chamada Southport, lá ela consegue arrumar um emprego e aluga uma cabana afastada bem afastada para morar. No início o leitor  se perde um pouco na história pois muitas coisas são deixadas sub-entendidas, mas com o passar das páginas Katie vai esclarecendo aos pouco a sua história. Ela chega Southport sem conhecer ninguém e sem querer fazer muitas amizades, porém com o tempo ela se deixa ser conquistada pela amizade de  duas pessoas, Alex um homem viúvo e pai de duas crianças encantadoras Josh e Kristen e Jo a sua única vizinha.



A sua amizade com Jo começa a tomar um rumo que ela não imaginava e chegam a ficar muitos próximas e trocarem confissões. Já o seu sentimento por Alex começa a evoluir para algo mais que uma amizade, ela se apaixona por ele e percebe que os sentimentos dele correspondem com os dela. Quando Katie consegue se sentir mais a vontade com ele conta o porque ter se mudado para Southport, e como é o seu passado que até então ela não havia comentado com ele.



“Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. A pessoa que eu conheço é aquela que eu quero conhecer ainda melhor...” (Pág.160)
Katie havia fugido de casa por que era violentada pelo marido Kevin (um investigador da policia) e não aguentava mais essa situação, ele não a deixava ter amigos, ir ao supermercado ou ao cabeleireiro sozinha, não a deixava trabalhar e o dinheiro que dava a ela era contado para que ela não ficasse com um centavo do que sobrasse. Katie viu o homem que ela achava ser o amor de sua vida, um homem perfeito, o seu verdadeiro príncipe encantado se transformando em um mostro que só piorava com o passar tempo, demostrava ser cada vez mais agressivo e possessivo com ela e para que conseguisse juntar dinheiro para fugir para um lugar longe o suficiente dali precisou passar cerca de um ano tendo que aguentar tudo aquilo.  Depois de falar sobre como havia sido o seu passado para Alex e ver que mesmo assim ele parecia amá-la e não se importar, ela viu que também o amava, porque ele não a questionava ele a entendia. Alex a ajuda a superar todo aquele passado que assombra sua vida, ambos têm as suas vidas transformadas por causa por amor. 



"Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio"



Esse livro me surpreendeu em algumas partes porque vi nele detalhes que até agora só em outro livro de Sparks que foi em o "O guardião", esse livro não segue a linha dos outros romances dele, ele tem pouco de suspense. Outra coisa que também me chamou atenção nesse livro foi que Kevin, o marido violento de Katie, sempre tenta justificar as suas atitudes equivocadas, seus erros, usando citações ta Bíblia.



"Kevin acreditou nela, pois era sua esposa. Eles fizeram seus votos diante de Deus e da família, e a Bíblia diz: Não cometerás adultério. Mesmo naquela época ele não havia acreditado que ela fora infiel" (pág.204)


Nenhum comentário:

Postar um comentário