29 março, 2014

Resenha - Dia de Folga

Título: Dia de Folga
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 10

literar-diadefolga02


Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.


Nunca tinha lido nada do John Boyne, apenas assisti ao que filme O menino do pijama listrado, baseado em um de seus livros e o filme me agradou bastante então espero poder conhecer melhor as obras desse autor. Então resolvi começar com algo bem levinho dele, que foi esse conto que li em e-book bem curtinho e que também me agradou, confesso que fiquei com um gostinho de quero mais, porém foi bom sim. É um pouco complicado resenhar um conto já que ele por si só é bem curtinho, mas vamos lá.



Esse não é um conto de Natal feliz, muito pelo contrario, até o cenário em si não é muito legal. O conto se passa durante a Primeira Guerra Mundial, um dos soldados está aproveitando o seu dia folga, ganhou tempo para espairecer um pouco, tentar se livrar um pouco dos horrores que tem vivido e presenciado e relembrar como haviam sido os seus momentos bom nos anos anteriores. Ele precisava ter esperança e tentar por pelo menos uma pitada de felicidade em sua vida, mas como ser feliz quando se está rodeado pela morte?

A história é bem forte e não tem nada de animada nela, o autor narra com riqueza de detalhes cada cena e vários fatos sobre guerras. A vida do personagem não é nada fácil e nem em uma data como o Natal ele consegue um pouco de sossego de seu trabalho. Depois desse livro estou, muito, muito, muito mais ansiosa para ler outros livros do John Boyne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário