15 maio, 2014

Resenha - O Futuro de Nós Dois

Título: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Páginas: 336


É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Esse é um livro bem divertido que eu já estava bem ansiosa para ler, mas um pouco receosa por algumas resenhas negativas que tinha visto, afirmando que o livro era bem bobinho. Tentei iniciar a leitura sem grandes expectativas e gostei da leitura, estava mesmo precisando de uma leitura bem leve e essa veio no momento certo. A sinopse é bem diferente e curiosa, instiga o leitor, a história me levou a imaginar como seria se esse livro virasse um filme, acho que seria bem interessante queria ver como seriam as cenas que eu tanto imaginei durante a leitura.

A história se passa nos anos 90 e nos trás referências em vários sentidos de como eram os jovens a mais de 20 anos atrás. Fala sobre a incrível aventura de Emma e Josh, tudo começou quando Emma ganhou de seu um comutador - naquela época a internet ainda estava começando a aparecer para os jovens - e ganha de seu amigo Josh um CD-ROM da Aol para instalar em seu comutador e poder usar a internet, a partir daí tudo muda na vida desse dois amigos quando eles conseguem ver o próprio futuro bem ali na tela do computador, através de uma rede social que nem existia a ainda, o facebook.


O monitor congela por uns vinte segundos. Então, a caixa branca se transforma em um pontinho azul e outra página aparece. Tem uma faixa azul na parte de cima que diz “Facebook”. Uma coluna no centro da tela tem o título de “Feed de notícias” e, embaixo disso, um monte de fotinhos de gente que não reconheço. Cada foto é seguida de uma frase curta. (...) Passo o mouse pela tela, confusa com a profusão de imagens e palavras. Não faço a menor ideia do que tudo isso quer dizer: “Status” e “Solicitação de Amizade” e “Cutucar”. (pág. 16/17)

O livro trás uma narrativa alternada entre os personagens principais mostrando o ponto de vista de cada um, o que deixa a leitura bem mais interessante, saber o cada um está pensando e vendo pelo que eles estão passando. É muito envolvente ver como Emma e Josh ficam intrigados quando se deparam com aquela novidade a sua frente, como eles ficam espantados com o que eles próprios e os seus amigos postam no facebook, e como expõem tanto as suas vidas ali na internet, mas é dessa forma que eles conseguem ver como serão no futuro. É através disso também que ambos tentam vão tentando interferir no futuro e ir mudando até que fiquem satisfeitos com suas vidas futuras. 

"Sim, é ótimo planejar a vida, quando você acha que tudo vai dar certo. Mas, e quando mostram para você, uma vez após outra, que você não tem quase controle nenhum sobre nada? Por mais que tente consertar o meu futuro, não dá certo." (pág. 271)

É bem legal ver como essa aventura consegue unir novamente uma amizade que estava abalada já há algum tempo e como dessa maneira um amor surge, um casal muito fofo. Mas será que Emma e Josh irão ficar juntos no futuro? Contudo, é quase que impossível não pararmos para refletir sobre um assunto: O uso das redes sociais atualmente. Será que não expomos demais as nossas vidas? Será que é mesmo preciso ser tão dependente assim das redes sociais? Vale a pena parar para refletir sobre esse assunto. O livro é bem leve e se você estiver com tempo consegue terminar em apenas um dia porque a leitura é bem rápida e o livro é bom por a temática ser nova, pelo menos para as minhas leituras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário