26 junho, 2014

Resenha - A Metamorfose

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Brasiliense
Páginas: 96


A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Há algum tempo fui informada do inicio de um Clube do Livro no colégio onde estudo, é claro que eu não poderia ficar de fora dessa não é mesmo? Fiquei bastante empolgada com isso e também com a primeira indicação de livro de tivemos, o livro escolhido foi: A Metamorfose, de Franz Kafka e confesso que essa leitura me surpreendeu, de início achei que a leitura não prenderia por ser diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido, mas para a minha felicidade foi diferente de tudo o que imaginava.

O livro conta a história do jovem Gregor, que certo dia ao acordar descobre que não é mais o mesmo, ele acorda uma outra coisa, um bicho estranho que de início não se dá muito para descrever o seja e para cer sincera cada um que ler o livro apresenta uma sugestão diferente a cerca de no que ele se transformou, porém na minha opinião parece muito com uma barata, essa é a teoria da maioria dos leitores e a que melhor se encaixa para mim, toda a descrição e tudo mais faz parecer mesmo que Gregor tenha se transformado em uma barata.

Após a sua metamorfose as coisas parecem mudar drasticamente na vida do rapaz e de toda a sua família e ele passa a viver trancado dentro de seu quarto, porque nem mesmo seus pais e sua irmã ainda conseguiram se acostumar com a sua nova aparência. Gregor vive rastejando pelo chão e pelas paredes de seu pequeno quarto tentando descobrir qual a melhor maneira de resolver toda aquela situação, mas não consegue pensar qual a melhor solução. O tempo passa e as coisas só pioram na vida dessa família, até porque não é nada fácil viver com um monstro em casa e no final das contas, depois de muito sofrimento, tudo acaba se resolvendo sem a interferência de ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário