24 junho, 2014

Resenha - A Seleção

Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 361


Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


Não sei nem por onde começo a falar desse livro! Simplesmente amei toda a história, fiquei fascinada e posso dizer que foi uma das minhas melhores leitura do ano de 2014 e é claro que não só esse livro como toda a trilogia vai entrar no meu TOP 10 - 2014. Logo no início fui meio receosa em relação a leitura desses livros, achei que seriam muito bobinhos, mas logo de cara quando conheci a America e todo o jeito dela pensei "Cara que personagem marrenta é essa" e acho que esse foi um dos principais motivos para eu me apegar a leitura e a partir daí tudo só foi melhorando. 

A história acontecer em um país distópico chamando Ilhéa, bem diferente do que estamos acostumados a conhecer, começando pelo fato de a população estar divida em castas que vai da casta 1 (a realeza)  até a casta 8 (a dos "mendigos"). A vida de America logo de início já não é das mais comuns, ela é da casta 5 e tem um romance secreto com um jovem chamado Aspen da casta 6 e como não podem viver esse amor se encontram na casa da árvore algumas vezes por semana após o toque de recolher, esses jovens arriscam as suas vidas já há dois anos por causa de amor proibido - meu coração é nesse momento que eu me derreto por esses dois e acho toda a história de amor deles linda, mas também é só até aí. 

"Desde o primeiro momento em que o vi, eu o amei." (pág. 90)

Agora subindo um pouco de casta e indo para a realeza, em Ilhéa o príncipe escolhe quem será a sua futura princesa e para isso sempre é feito A Seleção onde inicialmente são escolhidas 35 garotas independente das castas. Essas garotas vão para o palácio onde participam de uma espécie de Reality para a partir daí ser escolhida quem será a futura esposa do príncipe e adivinhem só que está entre essas 35? Quem? America é claro. Mas essa não era bem a sua vontade, ela queria mesmo era se casar com Aspen.

"Talvez eu quisesse coisas idiotas. Ou que não conseguiria alcançar. Mesmo assim, eram coisas minhas." (pág. 11-12)

Quando entra no palácio e dá de cara com todas aquelas garotas animadas a fim de se tornar uma princesa, America percebe mais uma vez que não é isso que quer para a sua vida, e cá para nós ela é bem geniosa e não desiste fácil quando quer algo. Ela se sente presa naquele lugar e sente um turbilhão de emoções a invadindo principalmente no que diz respeito ao príncipe Maxon, que ela mal conhece e já tem repulsa. Com o passar do tempo ela resolve que a melhor opção e se tornar amiga de Maxon já que não se considera uma das competidoras pelas coroa e não está apaixonada por ele.

Será que America vai mudar de ideia em relação ao príncipe e à coroa? Confesso que não torço muito para o Aspen depois de tudo o que ele fez e porque acho que ela daria uma ótima princesa e não há nada que me faça mudar esse pensamento. Estou sonhando com o final dessa trilogia porque quero saber como America vai se decidir e se vou amar o odiar esse final. E aguardem porque em breve será postada a resenha de A Elite.

"Ouvi minha mãe dizer que o primeiro amor permanece para sempre." (pág. 216)

4 comentários:

  1. A trama é muito interessante. Depois conta mais. É muito bom quando fazemos o q gostamos. O meu é o crochê. Chego a sonhar com o q estou fazendo ou pretendo fazer..rssss.... vc tbm sonha com trechos do q lê?
    http://deiarteamor.blogspot.com.br
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As resenhas do segundo e terceiro livro já estão prontas, em breve irei postar! Eu amo o que faço, as vezes sonho com as cenas que leio sim kkk, acordo inspirada para escrever as resenhas, isso é muito bom.

      Excluir
  2. A história é linda , estou em " A Elite" e já torço muito por Maxon e America. Espero terminar logo e começar "A Escolha
    " quero ver esse final ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar!! Eu também sempre fui do time deles. O final de "A Escolha" é maravilhoso <3

      Excluir